terça-feira, 26 de julho de 2011

MIRÓ

Um bom trabalho realizado pelo colega Sérgio Lemos
sergioevt: Miró

The Grand Rapids LipDub (NEW WORLD RECORD)




And they were singing,
"bye-bye, miss american pie."
Drove my chevy to the levee,
But the levee was dry.
And them good old boys were drinkin' whiskey and rye
Singin', "this'll be the day that I die.
"this'll be the day that I die."

domingo, 17 de julho de 2011

POMPIDOU- PARIS

NÃO JULGUES. FAZ UM ESFORÇO PARA COMPREENDER


 "RESPEITAR AS OPÇÕES DO OUTRO, EM QUALQUER ASPECTO, É UMA DAS MAIORES VIRTUDES QUE UM SER HUMANO PODE TER. AS PESSOAS SÃO DIFERENTES, AGEM DIFERENTE E PENSAM DIFERENTE".
Diferenças
Um sujeito estava a colocar flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês a colocar um prato de arroz na Lápide ao lado.  Ele vira-se para o chinês e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?
E o chinês responde:
- Sim, e geralmente  à  mesma hora que o seu vem cheirar as flores!!!

11 Regras de Bill Gates dirigido a jovens (adaptado)


Presumível excerto do discurso de Bill Gates no “MT. Whitney High School” (Visalia -  Califórnia) que alguém atribui a um trecho do livro " Dumbing Down our Kids” de Charles Sykes, como sendo uma lista de onze regras que não se aprendem nas Escolas.
 1: A vida não é justa – habitua-te a ela!
 2: O mundo não está preocupado com a tua auto-estima. O mundo espera que  faças alguma coisa antes de te sentires bem contigo mesmo.
 3: Não ganharás uma fortuna assim que saíres da escola.  Não serás vice-presidente com um carro com telefone até conseguires ganhar ambos.
 4: Se achas que o teu professor é duro, espera até teres um chefe.
 5: Trabalhar num McDonald´s não é indigno. Os teus avós tinham uma palavra para isso - Oportunidade.
 6: Se falhares, isso não é por culpa dos teus pais. Então, não lamentes os teus erros, aprende é com eles.
 7: Antes de  nasceres, os teus pais não eram tão aborrecidos como são agora. Eles só são assim porque têm de pagar as tuas contas, lavar as tuas roupas e ouvir-te dizer quanto “porreiros”  pensaste que eles eram. Então, antes de pensares em salvar a floresta tropical dos parasitas da geração dos teus pais, tenta desparasitar o teu armário no teu próprio quarto.
 8: A tua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e falhados, mas a vida não é assim. Em algumas escolas, ignoram-se as classificações fracas e dão-lhes quantas hipóteses tu desejas até obter a resposta certa. Isto não tem absolutamente nada a ver com a vida real.
 9: A vida não está dividida por períodos escolares. Na realidade, não tens o Verão todo livre e existem poucos patrões que estão interessados em te ajudar  a encontrar o teu destino, pois isso tens que fazê-lo no teu tempo.
 10: A Televisão não pertence à vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar os bares para irem trabalhar.
11: Sê simpático para com os “marrões”. Provavelmente, vais acabar a trabalhar para um deles.

terça-feira, 5 de julho de 2011

sábado, 11 de junho de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

CASCATA DE STº ANTÓNIO



TRABALHO REALIZADO POR ALUNOS DO 5º ANO

quinta-feira, 2 de junho de 2011

domingo, 15 de maio de 2011

DIA DO PATRONO DA ESCOLA- BERNARDINO MACHADO




TRABALHOS REALIZADOS POR ALUNOS DO 5º ANO.
BERNARDINO MACHADO VISTO POR ELES

quarta-feira, 27 de abril de 2011

terça-feira, 26 de abril de 2011

quarta-feira, 13 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

quinta-feira, 31 de março de 2011

terça-feira, 29 de março de 2011

O FANTASMA DA ÓPERA



VI  ESTA ÓPERA EM HONG KONG.
NUNCA VI UM ESPECTÁCULO TÂO BONITO

terça-feira, 15 de março de 2011

A emoção é Portuguesa, o sentimento é geral.

PELOS VISTOS NUESTROS HERMANOS SIENTEN EL MIESMO

sábado, 5 de março de 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

JÁ PODEMOS "VIAJAR" PELOS MUSEUS DE TODO O MUNDO E CONHECER  AS OBRAS DOS GRANDES ARTISTAS
http://www.googleartproject.com/

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dicas para um ensino eficaz

Teachers wanting to take their game to a new level are hungry for what this Observer page offers: tips for effective teaching, tips for teaching that informs, stimulates, energizes, and even entertains.



My favorite teaching tips, presented here, have been gleaned from the collected advice of master teachers and seasoned with my own experience. Some years ago, my collection began to extend beyond Bill McKeachie's classic Teaching Tips (2002). During an extended discussion of teaching tips for new teachers, experienced teachers participating in Bill Southerly's Teaching in the Psychological Sciences listserv (http://faculty.frostburg.edu/psyc/southerly/tips) offered their secrets of success. Here, drawn from the discussion, are my 10 favorites, in italics, with my own reflections:



Be positive. Correcting mistakes is important, but so is catching students doing something right and reinforcing them. Poet Jack Ridl, a revered professor on my campus and Michigan's Carnegie Professor of the Year, harnesses this principle in his teaching of writing (as I can vouch from Jack's mentoring me with his feedback on several thousand pages of my writing). Jack offers not only specific wisdom — "Your point will have most impact if not buried mid sentence" — but also his delight when catching peak moments: "Dave, can you feel your rhythm here? The cadence is lovely."



Give frequent and fast feedback. It takes no more time to read papers and exams immediately — and to return them the next class period. Students welcome the immediate feedback and instructors are glad to have the chore behind them.



Be enthusiastic. As Nalini Ambady and Robert Rosenthal (1992, 1993) have found, it takes but a few seconds for observers to “read” a teacher's warmth and enthusiasm, and thus to predict their course evaluations. Some people are naturally expressive (and therefore talented at pantomime and charades); others are less expressive (and therefore better poker players). Bella DePaulo and her colleagues (1992) have shown that even inexpressive people, when feigning expressiveness, are less expressive than expressive people acting naturally. Bill Clinton and Dick Cheney could not, for more than a few moments, imitate each other's styles. The moral: If you're a low-key person who needs to express more enthusiasm, don't worry about overdoing it. What's more, fake it and you may make it.



•Don't expect them to be as enthusiastic. Chronically sleep-deprived and sometimes self-conscious collegians may not visibly reciprocate our energy, warmth, and enthusiasm. Nevertheless, energy, warmth, and enthusiasm help awaken minds. And as alumni memories of a class sometimes indicate, the mind behind the blank face may register more than we're aware.



Give lots of practical examples. My first textbook editor, in response to my first submitted draft chapter, offered this advice: "Remember, Dave, for every abstract point you must have a concrete example." This principle of good writing is also a principle of good teaching.

Make questions concrete. After showing a video I used to ask, "Comments anyone?" and suffer the silence. But then a colleague modeled a more effective strategy for me: "How did you react to the argument that ... ?" An easily engaged, specific question can unleash a discussion.



Have patience awaiting answers. Don't answer your own question. Allow a few moments of calm silence, and a hand, or perhaps an expressive face, may signal someone's willingness to answer. As a further step, inviting students first to write an answer virtually ensures that they will then have something to say.



Do say, "I don't know" and entertain ideas about how to answer a question. We show our humanity and humility when acknowledging our ignorance. And we can use such times to engage students in thinking like scientist-detectives — by brainstorming how one might go about answering the question.



Assume your introductory students will never take another course in your field. Focus on the big questions. What from this course should an educated person know? What are the big lessons you hope they will never forget?



Realize that in teaching, as in life, two things are certain: 1) You're going to make a fool of yourself at some point, and 2) You're going to have your heart broken. Although teaching for me has been rewarding, even the best of semesters has offered at least one student evaluation that has seized my attention like a bee sting, as in these answers from one of my students: "What did you find beneficial about this course?" "Nothing!" "What could be improved?" "End the course." "What advice would you give a friend who is planning to take this course?" "Don't."

http://www.psychologicalscience.org/observer/getArticle.cfm?id=1745

retirado daqui: http://terrear.blogspot.com/

FAZER VASOS COM PACOTES DE LEITE...

domingo, 30 de janeiro de 2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ALUNOS do 5ºC

Trabalho feito pelos alunos do 5ºC, em  AP, cujos temas a trabalhar são a Solidariedade e a Poupança, no âmbito das Festividades.



CLARO QUE HOUVE ARTICULAÇÃO COM EVT.

domingo, 9 de janeiro de 2011

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PULSEIRAS

As pulseiras de rosário já em uso  noutros países, chegaram agora a Portugal.


Os tutoriais  estão nos vídeos abaixo.


 
 

domingo, 19 de dezembro de 2010

MATAR A CRIATIVIDADE

Convidamos todos os professores, pais e pessoas interessadas em educação a visitar o blog http://valorizarexpressoes.blogspot.com/ criado exclusivamente para diagnosticar a empatia com os argumentos que justificam as expressões artísticas no curriculum escolar; elaborar um número reduzido de perguntas concretas ao Governo sobre o destino e pertinência das áreas das expressões no ensino.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

ESTRELA DE NATAL

Neste vídeo vais aprender a fazer uma estrela a partir de uma garrafa de plástico.

sábado, 13 de novembro de 2010

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

terça-feira, 10 de agosto de 2010

RECICLAGEM DE LATAS

Com a técnica da marmorização

SALVEM O MUNDO

sábado, 7 de agosto de 2010

quarta-feira, 28 de julho de 2010

sábado, 26 de junho de 2010

quinta-feira, 24 de junho de 2010

SACOS RECICLADOS



TEMOS DE CONTRIBUIR PARA MELHORAR O NOSSO PLANETA

quarta-feira, 28 de abril de 2010

sábado, 6 de março de 2010

PAPEL MACHÊ

AQUI ESTÁ O TRABALHO DA
ANA FILIPA OLIVEIRA
O que é Papel Machê?-
Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado), é uma massa feita com papel picado ensopado na água, coado e depois misturado com cola e gesso A técnica de Papel Machê permite moldar objectos em diferentes formatos, utilitários e decorativos.
A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas guardada.

Receita: machê (receita 01)
• 1/4 de rolo de papel higiénico
• Farinha de trigo
• Gesso em partes iguais a da farinha de trigo
• Cola fria


Cortar o papel em pedaços bem pequenos e deixá-los de molho em bastante água durante a noite. Ferve-los na mesma água, durante uma hora. Para obter melhor qualidade no trabalho, é importante que o papel fique completamente desmanchado. Em seguida coar o papel num pano, até tirar toda a água. Coar de cada vez quantidades que se possa espremer facilmente com as mãos e não misturar esses "bolos" entre si. Depois de espremido todo o papel, acrescenta-se o gesso e a farinha de trigo, previamente misturados. A proporção para a massa é de uma colher de sopa cheia da mistura farinha-gesso e uma colher de sopa de cola fria, para cada "bolo" de papel. Amassar bem, até obter uma pasta homogénea. Se estiver muito seca pode-se esfarinhar. Neste caso, acrescenta-se água aos pouquinhos, até se obter o ponto em que possa-se trabalhar a massa. Se a água começar a escorrer entre os dedos, é porque se colocou quantidade excessiva. Neste caso, acrescenta-se um pouco mais de gesso. Não preparar quantidade maior de massa do que aquela que se pretende usar, pois uma vez seco o gesso, não será possível aproveitar a massa. Se desejar fazer escultura com esse material, não usar gesso, ao preparar a mistura. Fazer apenas com o papel, farinha e cola fria, na proporção indicada anteriormente.


Papel machê (receita 02)
• Jornais
• Cola fria
• Recipiente


Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os num recipiente. Derrame sobre eles água quente a fim de molhá-los bem. Deixe o papel amolecendo por 10 a 12 horas (uma noite), no mínimo. Esprema com força a massa entre as mãos a fim de retirar toda a água; recoloque as bolas formadas no recipiente. Adicione a cola e forme uma massa, de preferência, compacta; trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada

PARABÉNS ANA

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CARNAVAL 6ºD

https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vT8JL_a6dY8B93vrY1shVlHmXyIeoRzN8ooIqIBBOBPrAwjSkjjmIuJV1f54dx9LoSorcJHBOWNbzTi/pub?start=false&loop=false&delayms=3000

domingo, 31 de janeiro de 2010

BOA SORTE

Este trabalho foi feito para o VIII Concurso de Expressão Plástica da APECV “Olhar Helena e Arpad”, pelas alunas do 6ºE - Adriana ,Paula, Raquel, Olívia e Daniela.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Carnaval

Dicas de Segurança na Internet Para Adolescentes>
1) Sê cuidadoso com o que publicas na Web e sobre o que dizes aos outros. A Web é um local muito mais público e permanente do que parece.
2) Nomes e imagens provocantes e sexy podem atrair a atenção de pessoas que não queres na tua vida.
3)Imagens sexy podem pôr-te em sarilhos com a lei.Se fores menor de idade, tal pode ser considerado pornografia infantil, um crime sério.
4) Sê cuidadoso com os downloads que fazes ou com o que vês, mesmo que a troco de uma gargalhada. Algumas imagens na Internet são extremas e não podes "desvêr" uma coisa.
5) Ir a salas de chat de cariz sexual sexo e a outros sites de sexo pode ligar-te a pessoas que te podem assediar de formas que não anteciparás.
6)Os downloads gratuitos e a partilha de ficheiros podem levar pornografia ao teu computador que tu podes não desejar e da qual pode ser difícil livrares-te. Qualquer pornografia que mostre crianças ou adolescentes menores de 18 anos é pornografia infantil ilegal e pode colocar-te em grandes problemas.
7)Os adultos que falam contigo sobre sexo online estão a cometer um crime. Tal como o estão adultos que se encontram para actividades sexuais com adolescentes menores de idade. Alguns adolescentes pensam que pode ser divertido, inofensivo ou romântico, mas tal significa grandes problemas para todos os envolvidos. O melhor a fazer é denunciar esse tipo de situações.
8)Não alinhes com pessoas que na Web estão a comportar-se mal, correr riscos e actuar de forma estranha. Mesmo se pensares que é inofensivo e que aches que consegues lidar com a situação, pois apenas os irás encorajar e poderás colocar em risco outros jovens.
9) Denuncias os casos de outras pessoas que estejam a actuar de forma estranha ou inapropriada ou a assediar-te ou a assediar outros. Estas pessoas podem ser perigosas e desligares-te dá menos trabalho. Guarda as comunicações. Contacta o gestor do site, o teu fornecedor de serviços Internet, a LinhaAlerta ou até a polícia.
10) Não deixes os amigos influenciar as tuas boas decisões. Se estás a navegar na companhia de amigos, não os deixes pressionar-te para fazeres coisas que normalmente não farias.
11) Sê cuidadoso se te fores encontrar com pessoas que conheceste através da Internet. Poderás pensar que as conheces bem, mas elas podem enganar-te. Vai com um amigo. Avisa os teus pais. Encontra-te num local público. Certifica-te que tens o teu telemóvel e um plano de saída.
12) Não assedies os outros. As pessoas podem retaliar de maneiras que não esperas.
13) Podes sobrestimar as tuas capacidades para lidar com as situações. Pode parecer que és cuidadoso, conhecedor, consciente dos perigos e capaz de gerir os riscos que tomas, mas há sempre o desconhecido. Não arrisques o desastre.
- Extracto de documento preparado por David Finkelhor, Janis Wolak, e Kimberly Mitchell para o Crimes against Children Research Center, University of New Hampshire. Para mais informação: www.unh.edu/ccrc. Tradução para Português: Tito de Morais, Projecto MiudosSegurosNa.Net, http://www.MiudosSegurosNa.Net. Autorização para tradução e distribuição gentilmente cedida pelos autores.

domingo, 13 de dezembro de 2009

sábado, 12 de dezembro de 2009

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

VIEIRA DA SILVA

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://culturalmente.mja.googlepages.com/harpasofa1942.jpg/harpasofa1942-full.jpg&imgrefurl=http://culturalmente.mja.googlepages.com/home&usg=__CI4TTNZWxCu9caPZovIc91gpRLI=&h=321&w=386&sz=20&hl=pt-PT&start=54&um=1&tbnid=poirqD7SFXMngM:&tbnh=102&tbnw=123&prev=/images%3Fq%3Dvieira%2Bda%2Bsilva%2Be%2Barpad%2Bszenes%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26start%3D40%26um%3D1

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

terça-feira, 29 de setembro de 2009

domingo, 27 de setembro de 2009

terça-feira, 22 de setembro de 2009

ENO TREE PLANTING DAY

ESCREVAM A DIZER O QUE ACHARAM DESTA ACTIVIDADE

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ENO TREE PLANTING DAY

Participação da turma 6ºD na actividade ENO TREE PLANTING DAY do programa ENO

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

VÍRUS

Os vírus gostam de sítios quentes, húmidos e escuros.

terça-feira, 9 de junho de 2009

domingo, 7 de junho de 2009

Desfile de moda reciclada



Estes vestidos foram feitos por alunas do 5ºC, partindo de materiais velhos tais como:jornais, revistas, bocados de tecidos, rede de capoeira, sacos de plástico,cartão,arames.Foram feitos para uma passagem de modelos no dia do Ambiente-5 de Junho

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Eco-Código 2009



Ganhámos o 1º e 3º lugares
Parabéns à Rita do 5ºC e à Ana Filipa Oliveira do 5ºE

sábado, 23 de maio de 2009