sábado, 6 de março de 2010

PAPEL MACHÊ

AQUI ESTÁ O TRABALHO DA
ANA FILIPA OLIVEIRA
O que é Papel Machê?-
Papel machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado), é uma massa feita com papel picado ensopado na água, coado e depois misturado com cola e gesso A técnica de Papel Machê permite moldar objectos em diferentes formatos, utilitários e decorativos.
A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas guardada.

Receita: machê (receita 01)
• 1/4 de rolo de papel higiénico
• Farinha de trigo
• Gesso em partes iguais a da farinha de trigo
• Cola fria


Cortar o papel em pedaços bem pequenos e deixá-los de molho em bastante água durante a noite. Ferve-los na mesma água, durante uma hora. Para obter melhor qualidade no trabalho, é importante que o papel fique completamente desmanchado. Em seguida coar o papel num pano, até tirar toda a água. Coar de cada vez quantidades que se possa espremer facilmente com as mãos e não misturar esses "bolos" entre si. Depois de espremido todo o papel, acrescenta-se o gesso e a farinha de trigo, previamente misturados. A proporção para a massa é de uma colher de sopa cheia da mistura farinha-gesso e uma colher de sopa de cola fria, para cada "bolo" de papel. Amassar bem, até obter uma pasta homogénea. Se estiver muito seca pode-se esfarinhar. Neste caso, acrescenta-se água aos pouquinhos, até se obter o ponto em que possa-se trabalhar a massa. Se a água começar a escorrer entre os dedos, é porque se colocou quantidade excessiva. Neste caso, acrescenta-se um pouco mais de gesso. Não preparar quantidade maior de massa do que aquela que se pretende usar, pois uma vez seco o gesso, não será possível aproveitar a massa. Se desejar fazer escultura com esse material, não usar gesso, ao preparar a mistura. Fazer apenas com o papel, farinha e cola fria, na proporção indicada anteriormente.


Papel machê (receita 02)
• Jornais
• Cola fria
• Recipiente


Rasgue o jornal em pedaços não muito grandes e coloque-os num recipiente. Derrame sobre eles água quente a fim de molhá-los bem. Deixe o papel amolecendo por 10 a 12 horas (uma noite), no mínimo. Esprema com força a massa entre as mãos a fim de retirar toda a água; recoloque as bolas formadas no recipiente. Adicione a cola e forme uma massa, de preferência, compacta; trabalhe-a bem com as mãos e ela está pronta para ser usada

PARABÉNS ANA

Sem comentários: